terça-feira, 10 de novembro de 2009

...e foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos...

tá certo, vamos começar assim:
foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel dizendo: Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido ( 1CRONICAS 4:9,10).

quem foi Jabez? o que ele fez de tão importante pra receber um espaço especial em meio a uma série de geneologia biblica?
vamos dar enfasê ao começo do texto: FOI JABEZ MAIS ILUSTRE DO QUE SEUS IRMÃOS;

acerca de Jabez: seu nome significava: dor, e, em seu tempo, o nome de uma pessoa era dado de forma profetica ou segundo uma cerimonia ou forma especial de nascimento ( como foi com malom e quiliom, filhos de noemi, Jacó, entre outros personagens biblicos).
Tendo esse fator em consideração, o que poderiamos esperar, ou o que o proprio jabez esperaria de seu futuro?
Isso nao importou, nem ao menos fez alguma diferença. Jabez acreditava no Deus de Israel do qual tanto ouvira de seus antepassados, o mesmo que operava milagres no meio do seu povo, o memso que os tinha libertado do egito... ele acreditava em um Deus de novos começos.
Sendo assim, porque Jabez exitaria em pedir um novo começo para si? diferente daquele, que possuía dor desde o principio?
E foi o que Jabez fez dizendo: OH! QUE ME ABENÇOES.

voltando ao ponto ilustre da vida de Jabez, o que o fez ser assim? o simples fato de uma oração? apenas ter acreditado que poderia ser diferente? -SIM!
Porque simples assim?
meu caro, estamos falando de alguém que nunca teve motivos pra crer ou esperar algo de sua vida, mas que ao inves de seguir o que sua mãe dizia, ou o que esperavam de seu proprio nome, quis mudar tudo e tomar posse de um novo começo de Deus em sua vida.
As vezes isso é tão presente na nossa vida e deixamos passar. Comigo mesmo é assim.
Quantas e quantas vezes já ouvi pessoas proximas de mim (minha mãe inclusive) dizendo coisas a meu respeito, do que eu iria ou não ser, enfim. Se eu fosse considerar tudo isso que diziam, ou o que esperavam de mim, concerteza eu seria mais um ''serzinho mediocre''.
Talvez o fato de Jabez ter acreditado em Deus e feito uma das mais belas orações biblicas ja vistas, o fez ser o mais ilustre entre seus irmãos.
agora, olhando pra mim e pra você, o que temos feito pra sermos os mais ilustres entre nossos irmãos?
como temos nos superado, e provador ser mais do que as pessoas falam?
estamos tomando posse da benção do Deus que servimos, ou do que o homem diz a nosso respeito?
pense nisso, aja, e seja o mais ilustre de seus irmãos.
bom, sem mais.



*baseado no livro ' A oração de Jabez - Bruce Wilkinson ' e comparações com a minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário